domingo, 9 de novembro de 2008

A paineira de Odemira

No Largo Brito Pais, no centro da vila de Odemira, encontra-se esta lindíssima árvore exótica, que tivemos a oportunidade de visitar em plena floração. No seu país de origem, o Brasil, é conhecida como paineira ou paineira-rosa.



Esta espécie é designada em muita literatura, incluindo obras recentes*, como Chorisia speciosa St.-Hill.
No entanto, pelo que pudemos apurar através de outras fontes de informação, como o blogue Dias com árvores, o género Chorisia terá sido incluído no género Ceiba, tendo esta espécie passado a designar-se, em consequência, como Ceiba speciosa St.-Hill.
A Chorisia speciosa St.-Hill. (Ceiba speciosa St.-Hill.) é um parente próximo da conhecida sumaúma [Ceiba pentandra (L.) Gaertn.].

* "Árboles en España, Manual de Identificación" de A. López Lillo e J.M. Lorenzo Cáceres.; "Guia de Campo. As árvores e os arbustos de Portugal continental", Colecção "Árvores e Florestas de Portugal", coordenada por Joaquim Sande Silva.


Pela informação recolhida no local, esta árvore terá cerca de vinte e cinco anos, tendo sido trazida da África do Sul pelo Dr. Justino Abreu dos Santos, na altura Presidente da Câmara Municipal de Odemira.



O aspecto do tronco é uma das características distintivas da espécie, sendo coberto por espinhos, especialmente nas árvores mais novas.


As medidas deste exemplar são as seguintes:

Altura = 18,5 metros
P.A.P. = 4,28 metros
Diâmetro máximo da copa = 16,5 metros
Diâmetro médio da copa = 15,00 metros


É de referir que ao lado deste exemplar existe outro, da mesma espécie, que apesar de possuir dimensões ligeiramente inferiores, ajuda a formar um conjunto arbóreo de elevado valor ornamental.

Podem localizar esta árvore nos mapas do Wikimapia.

10 comentários:

Paulo disse...

É uma paineira de respeito.

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Olá Paulo e obrigado pelo comentário.

É a maior, de que temos conhecimento, a sul de Lisboa.

Anónimo disse...

I visited via Paradise Express. Your trees are inspiring. I want to do the same for trees in my area, though they aren't as old.

Rosa disse...

Uma árvore feliz.

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Hello Craig,

Good luck and inspiration for that (future) project.


Rosa,

A paineira é uma paixão recente mas forte!

Unknown disse...

Oá Pedro... Muito bela esta paineira! Sua floração está tão bela... não é tão fácil encontrarmos paineiras com o tempo tão coordenado como essa aqui na cidade grande de São Paulo... talvez a poluição influencie!

JQueimado disse...

Olá! São de facto duas árvores imponentes pela altura que têm.
Mas o comentário é especialmente para informar que é oficialmente uma árvore classificada desde 21/01/2010, conforme Aviso n.º2 da AFN.

JN disse...

Acho que existe uma Paineira Rosa em Portimão próximo do estádio do Portimonense, pelo menos o tronco tem estes espinhos e a flor é rosada.

Anónimo disse...

Existem duas, lado a lado, em cabanas de tavira.

Anónimo disse...

Uma das maiores em Portugal está no Jardim do Castelo, em Abrantes. Conheço-a já grande desde criança e já tenho 65 anos. Tem uma barriga bem proeminente.