domingo, 13 de julho de 2008

A azinheira do Monte das Pias




O exemplar retratado na imagem é uma azinheira (Quercus ilex L.) situada na Herdade das Pias (Monte das Pias, concelho de Mértola), bem perto do Pulo do Lobo.

Esta azinheira está classificada como árvore de interesse público desde 1997, tendo uma idade estimada de 500 anos. No entanto, e tal como se pode obervar pela fotografia, a árvore apresenta a copa num estado decrépito, situação que se não for revertida acabará por conduzir à morte da mesma e, mesmo antes disso acontecer, à respectiva desclassificação.


As dimensões actuais desta azinheira são as seguintes:

P.A.P. = 3,53 metros
Altura = 11 metros
Maior diâmetro da copa = 22,50 m
Diâmetro médio da copa = 20,60 m

Podem visualizar esta azinheira, ainda com uma copa em bom estado, a partir de uma imagem do Wikimapia.



P.S. - Pela consulta da ficha deste exemplar disponível na página da Direcção-Geral dos Recursos Florestais, é possível observar a existência de algumas discrepâncias nos valores das respectivas dimensões, nomeadamente ao nível do P.A.P. e da altura.

Para além das normais diferenças inerentes a todos os processos de medição, pensamos existirem neste caso alguns motivos que justificam um maior diferencial desses valores.

Dada a localização da árvore, que cresce parcialmente sobre uma formação rochosa e num terreno com alguma inclinação, não é "pacífico" determinar o exacto ponto a partir do qual se deverá medir o perímetro do tronco (P.A.P.). Recorde-se que, convencionalmente, este valor se mede a 1,30 metros do solo.
Por outro lado, e dado o aspecto actual da copa, não nos foi fácil determinar qual seria o ponto mais alto da árvore, comprometendo parcialmente o rigor na medição da respectiva altura.

A mesma dificuldade se fez sentir ao nível da medição das dimensões da copa, pese embora aqui a diferença em relação aos valores obtidos pelos técnicos da Direcção-Geral dos Recursos Florestais, seja menor e pouco significativa.

Sem comentários: