Esta alameda de plátanos (Platanus orientalis L. var. acerifolia Aiton) situa-se na entrada sul de Monchique, vindo de Portimão ou de Silves pela N266, junto a duas bombas de gasolina.
Está classificada como sendo de interesse público desde Janeiro de 1994. Os plátanos mais grossos rondam os 4 metros de perímetro à altura do peito e alguns exemplares ultrapassam os 30 metros de altura.
4 comentários:
Caros amigos Pedro e Miguel
Aproveito este post sobre as primeiras árvores de Monchique para dar as boas-vindas ao vosso novo blog e me congratular com a vossa intenção de o transformar em livro.
Pelo que já sei a vosso respeito, não tenho dúvidas de que não só vai ser algo bonito como, acima de tudo, muito valioso.
Um abraço e felicidades para os dois.
Caro Mário,
Muito obrigado pelos seus votos que têm para nós sentido valor. É bem verdade que as árvores fazem amigos...
A obra escrita ainda está no início pois a parte de fotografar e medir as árvores é a mais fácil; a mais trabalhosa e demorada é a que implica toda uma pesquisa sobre os locais ou sobre outras "histórias" associadas a cada árvore.
Por certo que voltaremos várias vezes a Monchique.
Um abraço e até breve.
P.s.- E obrigado pela ligação no "Parente..."
Parabéns, descobri o seu blog ontem e acho realmente bom. As árvores são realmente seres magníficos. Esteve em Monchique e admira-me que não tenha fotografado o Plátano do Barranco dos Pisões, continue com o bom trabalho.
Irene
Cara Irene,
Obrigado pelo comentário e também pelo seu interesse pelas árvores.
Realmente, já visitamos esse fabuloso exemplar que é o plátano do Barranco de Pisões. Só ainda não o incluimos no Árvores do Sul pois precisamos confirmar a medição da sua altura.
Uma promessa: será para breve!
Enviar um comentário