quinta-feira, 23 de abril de 2009

O pinheiro da escola São Pedro do Mar, Quarteira

Este imponente exemplar de pinheiro manso (Pinus pinea L.) situa-se à porta da Escola EB 2,3 São Pedro do Mar, em Quarteira, concelho de Loulé.



Apesar de lhe terem sido amputados alguns ramos principais, do lado da estrada e do lado oposto (no interior de um terreno particular), a sua copa mantém um aspecto muito volumoso e compacto, tal como se pode constatar na fotografia anterior.

A árvore apresenta grande vigor vegetativo. No entanto, esta árvore está numa situação um pouco precária, uma vez que está implantada num passeio, constrangida entre a estrada e o muro de uma propriedade particular adjacente, o que poderá acarretar alguns problemas no futuro (incluindo novas amputações de ramos).

No entanto, aquela que constitui a sua maior ameaça, o facto de estar situado em pleno núcleo urbano a escassos centímetros de uma faixa de rodagem, acaba por ser o que realça a sua importância.
Em contexto urbano, pelo menos na região algarvia, poucos pinheiros-mansos se poderão equiparar a este exemplar. Pessoalmente, não conhecemos nenhum...

Agrada-nos ainda estar ao lado de um estabelecimento escolar e poder servir como factor de identificação da própria escola.





As suas medidas são:

Altura = 13,50 m
P. A. P. = 3,49 m
Maior diâmetro da copa = 18,60 m
Diâmetro médio da copa = 13,70 m

Nota: Um dos dois valores utilizados para obter o diâmetro médio da copa, foi calculado recorrendo às geo-ferramentas do Wikimapia, dada a impossibilidade de obter, no local, um valor que pudesse ser utilizado de forma satisfatória.

Podem localizar aqui esta árvore, com recurso aos mapas do Wikimapia.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Os dois pinheiros de Pereiras, Almancil


Este texto remete para a descoberta de dois belíssimos exemplares de pinheiro-manso (Pinus pinea L.), situados muito perto do Kartódromo de Almancil, no lugar de Pereiras, concelho de Loulé.



A árvore acima foi identificada pelo Luís Brás, no trabalho publicado pela Associação Almargem, "Vamos conhecer as árvores monumentais do concelho de Loulé".

A este espécime foram amputados os ramos do lado da estrada, possivelmente devido aos cabos eléctricos, muito próximos da copa, o que reduz significativamente as dimensões da mesma.



O outro exemplar encontra-se algumas dezenas de metros afastado da estrada, também encostado ao armazém aí construído.

O crescimento destes pinheiros é condicionado, parcialmente, pela existência deste edifício. Apesar destas duas árvores serem, previsivelmente, anteriores à construção deste armazém, o mesmo serve de apoio e vê o seu telhado parcialmente submergido pela copa dos dois pinheiros.





As suas medidas são:


Pinheiro 1 (junto à estrada - primeira fotografia)

Altura = 13,0 metros
P.A.P. = 3,48 metros
Maior diâmetro da copa = 20,27 metros
Diâmetro médio da copa = 17,91 metros



Pinheiro 2 (a 60 metros da estrada, para Sul - restantes 3 fotografias)

Altura = 13,50 metros
P.A.P. = 3,12 metros
Maior diâmetro da copa = 19,15 metros
Diâmetro médio da copa = 16,22 metros



Podem localizar estas árvores no Wikimapia: Pinheiro 1 e Pinheiro 2.